logo
Rua Coronel Luis Barroso, 455
Santo Amaro, São Paulo/SP
CEP: 04750-030
Atendimento ao público: (11) 5561-2845 e 2344-2424
Atendimento às empresas: (11) 2234-2429 e 2344-2428
E-mail: nurap@nurap.org.br

A inclusão no mundo do trabalho promovida pelo Nurap

A inclusão no mundo do trabalho promovida pelo Nurap

Tudo junto e misturado. Com essa proposta, o Nurap – Núcleo de Aprendizagem Profissional e Assistência Social reúne numa mesma turma jovens talentos, sejam pessoas com deficiência ou não, independentemente de gênero, orientação sexual ou raça, respeitando a limitação de cada um.

Segundo Rosemeire Andrade, gerente de Relacionamento e Inclusão da instituição, esta é uma forma de tentar diminuir o preconceito e a intolerância entre os próprios alunos. “No futuro, eles vão assumir cargos de liderança nas corporações e na sua comunidade. Por isso, é importante que aprendam a respeitar o próximo como ele é”, explica, acrescentando que todos os colaboradores também passam por treinamento constante para aderirem a esta filosofia.

O Nurap procura em sua capacitação aproximar a teoria da prática. “Instrutores e alunos participam de ações dinâmicas, fundamentadas na própria construção do processo de ensinar e aprender, de forma crítica e criativa, considerando a realidade de vida dos alunos, resgatando conhecimentos e vivência do grupo”, garante a gerente.

Quando necessário, as aulas têm intérpretes da linguagem de sinais para atender aos surdos e todos aprendem Libras. Criada há 30 anos, a instituição vem acompanhando as transformações da sociedade. Por isso, além dos programas já solidificados, procura manter um olhar atualizado sobre a realidade. Exemplo são os dois novos projetos, “Ultrapassando Horizontes” e “Incluindo Além das Fronteiras”.

O primeiro atende jovens LGBT e o segundo busca fazer inclusão das pessoas imigrantes ou em situação de refúgio. “Encaramos como um dever garantir os direitos dos cidadãos no mundo do trabalho, mostrando às empresas que elas precisam ter um olhar para a qualificação em vez de considerar as opções de cada um. No caso dos imigrantes ou refugiados, o objetivo é conscientizar sobre a legalidade de contratá-los”, afirma Rosemeire.

O trabalho do Nurap não para na contratação. Um profissional da área de Recursos Humanos faz o acompanhamento de sua trajetória na empresa. Além disso, presta consultoria às corporações sobre acessibilidade e orienta quanto às possibilidades de inclusão de pessoas com deficiência nos diversos setores e funções para melhor aproveitamento de ambos os lados.

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website