logo
Rua Coronel Luis Barroso, 455
Santo Amaro, São Paulo/SP
CEP: 04750-030
Atendimento ao público: (11) 5561-2845 e 2344-2424
Atendimento às empresas: (11) 2234-2429 e 2344-2428
E-mail: nurap@nurap.org.br

Como e porque contratar jovem aprendiz?

Por que contratar um Jovem Aprendiz?

Em 19 de Dezembro de 2000 é sancionada pelo governo federal a lei 10.097/00, que regulamenta a contratação de menores como aprendiz, a lei classifica como Jovem Aprendiz todo aquele que tem entre 14 e 24 anos e cria o sistema de cota de Aprendizagem o qual empresas de qualquer natureza, que tenham pelo menos 7 empregados, são obrigadas a contratar entre 5% e 15% de aprendizes do seu quadro de colaboradores. Às empresas ME, EPP e ESFL (que tenham por objetivo educação profissional) é facultativa a contratação.

Mas, deveria esse ser o único motivo para contratar um aprendiz? Se levarmos em conta a questão social e econômica, NÃO!  Há muito mais vantagens a serem observadas:

  • Redução de 75% da alíquota de FGTS na contratação de Jovem Aprendiz.

  • A inclusão de um jovem no mundo do trabalho, oportunizando a ele conhecimento teórico e prático preparando-o para uma profissão e contratação celetista.

  • Preparação de um futuro colaborador da empresa. Uma vez treinado e capacitado no período do seu contrato, o jovem aprendiz estará apto a ser efetivado, pois já conhece a cultura, missão, visão e valores da empresa.

  • Contribuição para a diminuição da ociosidade juvenil, reduzindo consideravelmente a probabilidade de ingresso em ações ilícitas.

  • Abertura para inovações, uma vez que os jovens têm grande aceitação e facilidade com novas tecnologias. Eles são um combustível numa câmara de combustão, esse aprendizes aguardam somente a centelha da oportunidade para explodir em ideias.

  • Cumprimento das obrigações legais da empresa junto ao Ministério do Trabalho, excluindo assim possibilidade de multa por não cumprimento de cota.

Como contratar um aprendiz?

A empresa que deseja contratar um Jovem Aprendiz, por obrigatoriedade ou por liberalidade, não pode fazê-la sem estar vinculada a uma entidade formadora, que cadastrará a Empresa junto ao Ministério do Trabalho no Portal Juventude Web e vinculará o jovem contratado a essa empresa no mesmo portal. Essa operação é necessária para garantir a empresa que seu Jovem Aprendiz estará recebendo formação determinada pelo Ministério do Trabalho e que o mesmo está ciente do cumprimento da cota.

Portanto, se sua empresa foi notificada pelo MTE, ou seu RH identificou a necessidade de contratação de um Jovem Aprendiz, proceda da seguinte forma:

  • Entre em contato conosco através do telefone: (11) 2344-2420 ou pelo e-mail: consultoria@nurap.org.br

  • Um Analista de Conta qualificado irá te auxiliar em todo processo, lhe apresentando todas as possibilidades de contratação de um Jovem Aprendiz, ofertando a melhor opção para sua empresa tornando o atendimento personalizado, desenhado conforme suas necessidades.

  • Durante todo o período do contrato esse analista lhe prestará assistência, dirimindo suas duvidas e auxiliando em possíveis resoluções.

  • Todo esse processo de contratação é feito de forma simples e rápida e dividido da seguinte forma:

=> Envio de proposta e aprovação

=> Assinatura de contrato de aprendizagem

=> Abertura de vaga R&S

=> Envio de candidatos para aprovação da empresa

=> Contratação junto ao RH

Seguindo esses passos em poucos dias o Jovem Aprendiz já estará se integrando ao seu quadro de colaboradores.

Nurap, a 30 anos preparando pessoas para o mundo do trabalho.

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website