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Curso de LIBRAS – UNIMED Rio Claro

Neste ano de 2018 a Unimed Rio Claro incluiu em seu cronograma de treinamento o curso de Libras, uma ação de inclusão de grande importância, que foi promovida em parceria com o SESCOOP e o Nurap.

Com o inicio do Módulo básico no primeiro semestre, estamos dando continuidade ao treinamento com o módulo intermediário, de modo que os participantes evoluam e adquiram maior conhecimento e habilidade na Língua Brasileira de Sinais.

Pensar na inclusão e evoluir tem sido um compromisso da Unimed Rio Claro, pois o acolhimento, bom atendimento e a adaptação ás necessidades de nossos clientes é algo que buscamos desenvolver diariamente e enfatizar em nosso cotidiano de trabalho.

A diferença do curso de Libras no dia a dia da Unimed Rio Claro

No mês de Agosto tivemos uma resposta desta ação tão importante de treinamento através de nossa técnica de enfermagem, Marinilma Alves de Sousa da Silva, que é aluna do curso de Libras e nos relatou a sua experiência pessoal no atendimento a um de nossos clientes.

Em um de seus plantões no Pronto Atendimento do Hospital Unimed, Marinilma recebeu um paciente com deficiência auditiva e seu acompanhante. De acordo com ela, esse acompanhante entrou junto com o paciente para o atendimento pois agia como seu tradutor, devido ao conhecimento em Libras, porém, não esperavam que a técnica de enfermagem soubesse e conduzisse o atendimento através da Língua Brasileira de Sinais, sem a necessidade de tradução.

Marinilma saudou ao cliente e, com a ajuda do próprio, que se comunicou de uma forma cuidadosa e devagar, conseguiu dizer a ele que está aprendendo a se comunicar através do curso de Libras, o que, segundo a funcionária, fez com que o paciente expressasse total contentamento com a ação.

Todo o atendimento foi conduzido em Libras e as perguntas importantes para triagem, procedimentos a serem tomados e outros questionamentos importantes para a construção do diagnóstico também foram feitos.

A técnica de enfermagem Marinilma salienta que o atendimento ocorreu conforme o esperado e necessário para a ajuda na solução do problema de saúde, assim como enfatiza o contentamento e satisfação do cliente em ser acolhido e atendido adequadamente, para a funcionaria, o atendimento a esse cliente foi gratificante e a estimulou no aprendizado de Libras. “Nós temos que nos adequar á necessidade do paciente, e não ele á nossa”, afirma.

Diante desse relato podemos perceber o quanto o treinamento, além de proporcionar novos aprendizados e ampliar o conhecimento, também é fator importante de motivação ao trabalho. E que o desenvolvimento de ações de inclusão são importantíssimas para que tenhamos seres humanos mais humanos, preparados e sensíveis á dor e necessidade do outro.

O Departamento de Recursos Humanos agradece e parabeniza a Marinilma pela sua dedicação, assim como de todos os funcionários que se dispões=m em fazer e se envolver nesta ação tão necessária.

“SOMOS TODOS IGUAIS NA DIFERENÇA”

 

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