1.º Seminário Incluindo Além das Fronteiras Soluções para Inclusão e Capacitação de Imigrantes e Refugiados

1.º Seminário Incluindo Além das Fronteiras Soluções para Inclusão e Capacitação de Imigrantes e Refugiados

No Brasil cerca 150 mil estrangeiros encontram-se em situação de refúgio, de acordo com a ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) e diante desse cenário diversas entidades e instituições buscam ingressar essas pessoas no mundo do trabalho promovendo oportunidades em diversas áreas de atuação.

FONTE: https://www.acnur.org/portugues/dados-sobre-refugio/

Partindo desse princípio o Nurap, uma entidade da sociedade civil que há mais de 30 anos inclui pessoas através da capacitação profissional e assistência social e buscando promover oportunidades para imigrantes e refugiados em 2016 criou o Projeto Incluindo Além das Fronteiras!

O projeto busca a inclusão de estrangeiros no mundo do trabalho, e para que aja a empregabilidade deste público, tem sido necessário um amplo trabalho de sensibilização junto ás empresas parceiras com a colaboração de grupos, ONG’s e embaixadas de diversas etnias que recebem e acolhem pessoas em situação de refúgio e desemprego.

Com essa premissa o Nurap promoveu no novo prédio do Espaço Gastronômico e Espaço de Eventos, dia 29.03 o 1.º Seminário Incluindo Além das Fronteiras buscando soluções para a inclusão e capacitação de refugiados e imigrantes buscando atender as demandas de inclusão sendo um dos principais meios para desmistificar paradigmas sobre o tema da imigração, possibilitando o acolhimento de refugiados e imigrantes para encaminhá-los para o mundo de trabalho

O evento foi promovido pela Assistente Social do Nurap, Cida Dutra, e sua equipe do Serviço Social, Cintia Santos e Tamires Santana, que contaram com relevantes convidados que apresentaram suas causas e experiências através de entidades e serviços sociais, agregando parcerias que fomentem esse direcionamento para a inclusão.

Cida Dutra, Vereador Eduardo Suplicy e Cintia Santos

A cerimônia foi conduzida pelo colaborador e advogado do Nurap, Dr. Moisés Vital.

A abertura do Seminário contou com a presença da Superintendente do Nurap, Sra. Marisa Vidovix, que agradeceu a presença de todos e apresentou o Nurap pontuando a importância em incluir e promover oportunidades para todos e como se sente orgulhosa em conduzir uma entidade como o Nurap nesse momento de tantas mudanças no país através da inclusão social no mundo do trabalho para pessoas em situação de refúgio. Logo após o Presidente do Nurap, Dr. Norberto Ferreira de Souza agradeceu a presença de todos.

Sra. Marisa Vidovix

Iniciando a participação dos convidados, contamos com a presença do Fotógrafo Chico Max, que apresentou o seu trabalho e evidenciou como os africanos de variadas etnias situados na cidade de São Paulo sofrem preconceitos diariamente, mesmo buscando trabalho digno e honesto em um país com forte miscigenação alertando o público para um debate relevante e atual.

Chico Max

O evento contou com a grata e empolgante apresentação dos Angolanos do Grupo KUIMBA com uma performance do trio cantando á capela, um dos pontos altos do evento.

https://www.facebook.com/VocalKuimba/

O seminário contou com a participação de Benazira Njair, representante da África do Coração – Federação das Comunidades dos Imigrantes e refugiados africanos da diáspora no Brasil em São Paulo. https://www.facebook.com/Africora/

Benazira Njair

Logo depois tivemos a participação de Benedito Santos do Projeto Novo Oriente, Fábio Eltz (Comunicação e Treinamentos), Dr. Marco Antônio Zito da OAB abordando assuntos sobre Direitos Humanos e Sociedade.

Benedito Santos e Grupo Kuimba
Fábio Eltz

Contamos também com a apresentação de Sávia Cordeiro, Coordenadora do CRAI (CRAI – Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes) que funciona como porta de entrada para os serviços da rede pública oferecidos aos imigrantes que chegam à capital, independente da situação migratória e documental.

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/direitos_humanos/migrantes/crai/

O evento prosseguiu com a participação de Michele Aranha, Captação de Recursos da GENESIS, com o Coordenador Alain Gerino da República OAF (Organização de Auxílio Fraterno), André Vito da Cruz Vermelha, e com a apresentação da assistente social Elaine Xavier da C.A. Imigrantes Casa de Assis, que gentilmente convidou diversos imigrantes que se apresentaram com o intuito de sensibilizar todas as empresas presentes para que disseminem a cultura de contratação de imigrantes e refugiados.

Michele Aranha e Dr.Moisés Vital
Elaine Xavier

O parceiro do Nurap e representante da Comunidade Nigeriana no Brasil, Sr. Emeka Ujor completou a participação de entidades africanas que acolhem refugiados com a fala sobre conquistas e dignidade que um emprego pode realizar na vida dessas pessoas.

O evento contou com a interpretação em LIBRAS dos aprendizes do Nurap, os irmãos Vinícius e Leandro Policiano do Departamento de Relacionamento e Inclusão – DRI.

Nas exposições contamos com a presença de Lucia Makena e suas Bonecas Makena, Maria Faustino da Afrorepresentações e Santa Thereza Design Moda Afro.

O encerramento contou com a presença especial do Ex-Senador e atual Vereador da Cidade de São Paulo, Eduardo Suplicy, que ficou impressionado com a estrutura do Nurap e como conduzimos nossas parcerias, elogiando a Sra. Marisa Vidovix pelo empenho em atender plenamente as empresas parceiras da inclusão, promover pessoas e encaminhar talentos para o mundo do trabalho através de projetos sociais tão diversos e relevantes.

Sra. Marisa Vidovix e Vereador Eduardo Suplicy
Vereador Eduardo Suplicy

Eduardo Matarazzo Suplicy é vereador em São Paulo e segue na sua incansável busca por justiça social, dignidade, liberdade, fraternidade e igualdade para todo o povo brasileiro. Há 40 anos na vida pública, Suplicy tem uma história de defesa dos trabalhadores e dos menos favorecidos e se destaca na adoção de maior transparência no poder público como forma de prevenir a corrupção, fortalecer a democracia e estimular a participação popular.

Descrição da página Oficial : https://www.facebook.com/eduardosuplicy/

A atração final foi por conta do Grupo Umoja que entusiasmou á todos em uma roda de afoxé e maracatu. https://umojabrasil.wordpress.com/

Para informações sobre o Projeto

Departamento de Serviço Social Nurap

Cida Dutra

11 – 2344-2424 ramal 230

servicosocial@nurap.org.br

cida@nurap.org.br

Incluindo Além das Fronteiras – Clique aqui e conheça

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website