Atividade Exploração Criativa – LEGO

Hoje estamos na quarta fase da revolução industrial ou indústria 4.0 como é chamada e o trabalhador desta indústria, seja ele no chão de fábrica ou nos escritórios de desenvolvimento precisa ter uma mente aberta às mudanças e aceitá-las ou mais ainda, interagir com elas. O profissional do futuro, que já chegou, precisará ser mais analítico, saber tomar decisões e operar em grupo. O espirito de equipe tem que ficar acima do individualismo.

Afinal as pessoas precisam trabalhar para sobreviver e precisam estar preparadas para isso. Aqui entra uma escola que tem que se preocupar não apenas com a preparação do intelecto, mas de um indivíduo que esteja preparado para novos postos de trabalho que a indústria cria e com habilidades necessárias para assumi-los.

Como disse Einstein “Imaginar é mais importante que saber, pois o conhecimento é limitado enquanto a imaginação abraça o Universo”.

Uma semana diferente de treinamento

Oferecemos oportunidades para uma exploração criativa, de modo a construir a autoconfiança enquanto os aprendizes dão vida à suas ideias, juntamente com o desenvolvimento social e emocional, o desenvolvimento da Matemática, das Ciências e da Linguagem foi sendo explorados. Os aprendizes exploram as relações sociais e emocionais, as competências de resolução de problemas e o desenvolvimento da linguagem por meio de um ciclo divertido de construção, investigação, utilização e reutilização de suas criações.

Objetivos de Aprendizagem

  • Ter a possibilidade de um primeiro contato com os assuntos de robótica (construção das coisas) e STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics);
  • Aplicar situações do mundo real na resolução de problemas;
  • Desenvolver soluções por meio das habilidades de trabalho em equipe;
  • Aprender a construir, testar e avaliar componentes soltos;
  • Investigar, modelar e projetar soluções;
  • Compreender que a ciência é real e relevante;
  • Desenvolver habilidades de programação básicas, o pensamento crítico e resolver problemas;
  • Desenvolver habilidades de colaboração e apresentação.

A Inteligência Competitiva cresce cada vez mais nesta nova era da Indústria 4.0, também chamada de quarta revolução indústria. Diante da evolução a serviço da indústria, também se criaram sistemas de produção inteligentes, o que envolve a união de tecnologias físicas e digitais e a integração de todas as etapas do desenvolvimento de um produto ou processo, o que traz como grande impacto positivo mais eficiência e aumento da produtividade.

Para nós, compartilhar de tal conhecimento com os aprendizes e ao mesmo tempo se divertir foi maravilhoso. A atividade teve foco em um tema e uma habilidade do século XXI, no entanto, elas muitas vezes incorporam várias outras habilidades.

Temas

Engenharia, Tecnologia e Programação

Linguagem

Matemática

Ciências

Estudos sociais

 

Habilidades do Século XXI

Colaboração

Comunicação

Criatividade

Pensamento Crítico

Resolução de Problemas

Cada atividade inclui um período de tempo sugerido para a conclusão do Passo a Passo e das Questões para discussão.

Foram duas atividades e em cada atividade, os jovens trabalharam individualmente (sem auxílio do manual) e depois com outros alunos (com auxílio do manual). No entanto, muitas atividades proporcionam oportunidades para que os alunos compartilhem com outras pessoas ou debatam como um grupo inteiro.

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website