Atividade Externa “Museu da Energia”

Atividade externa realizadas mensalmente mostra a aprendizes novas perspectivas culturais  

 Em agosto os alunos do Polo Centro visitaram o museu da Energia, na região central de SP. 

Quinta-feira dia 22 de agosto de 2019, a turma do polo centro tem mais uma atividade externa.  O NURAP tem como projeto uma vez por mês levar seus aprendizes a um museu, com o intuito de aumentar o repertório cultural, sociológico e histórico de seus alunos.  A coordenadora Pedagógica do NURAP, Liciane Hirono conta que, “o objetivo da atividade externa é proporcionar aos aprendizes um contato e acesso direto aos locais culturais, muitas vezes desconhecidos pelos jovens ampliando assim o universo cultural e a valorização do patrimônio cultural”.

O museu escolhido desta vez foi o museu da Energia, que tem em sua história muitas reviravoltas. Sendo comprada como residência por Henrique Santos Dummont em 1894, no bairro Campos Elísio, região central da cidade de são Paulo, o local já foi Colégio Stanford, e ocupação entre 1970 a 1990. 

A partir de 2005 com sua reintegração pelo estado de São Paulo passou a ser o Museu da Energia. 

Os aprendizes tiveram contato com a exposição de longa duração “Tempo de Energia: São Paulo em transformação”, que conta com explicativos de como a energia elétrica foi implantada na cidade desde os bondes até os eletrodomésticos. 

 ”O aprendiz Piettro Coscelli, 19 anos, conta que sua experiência no museu o ensinou muito,” ele me trouxe conhecimento teórico sobre o contexto histórico em que as estruturas elétricas se encontram. Podemos ver como a energia é produzida até a chegada dela em nossas casas”.

Uma das pautas discutidas na exposição é de energia limpa. A coordenadora de Comunicação do Museu relata que “quando falamos de ‘energia limpa’, precisamos entender que até o momento não existe uma produção que não cause impacto ambiental. Entende-se como fonte de energia limpa aquela que não lance poluentes na atmosfera e que apresente o menor impacto possível sobre a natureza”.


Ela continua sobre a importância do museu dentro da cidade “diariamente, o Museu da Energia de São Paulo recebe pessoas de todas as idades e classes sociais; procuramos acolher atenciosamente e afetivamente cada pessoa que passa por esse espaço porque temos como missão promover debates e estimular o protagonismo cidadão quanto ao uso responsável dos recursos energéticos que estão diretamente relacionados às questões ambientais, de saúde pública e urbanização”.

Conheça o Museu da Energia

http://www.energiaesaneamento.org.br/unidades/rede-museu-da-energia/museu-da-energia-de-s%C3%A3o-paulo.aspx

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website