Contratação X LIBRAS

No Brasil possuímos dois idiomas oficiais: o Português e a Língua Brasileira de Sinais. Esta segunda é utilizada, principalmente, pela população que possui deficiência auditiva, ou seus conhecidos e familiares. Porém, a comunicação entre as pessoas é algo tão primordial que todos deveríamos ter conhecimento deste idioma., especialmente para que todos tenham oportunidades de crescimento pessoal e profissional  de forma justa!

Ao longo dos anos a contratação de pessoas com deficiência auditiva tem sido um grande desafio para as empresas, que sentem a dificuldade de entender as qualificações do profissional surdo bem como fazê-lo  entender os detalhes de seu trabalho dentro da empresa e explicar como se dará sua remuneração e os benéficos oferecidos.

Essa dificuldade de comunicação tem engessado as empresas quanto a inclusão dessas pessoas no ambiente de trabalho. Tal situação limita a interação entre funcionário e empregador, o que acarreta, inevitavelmente em desmotivação do colaborador, levando seu desempenho a cair consideravelmente, e suas habilidades não serem totalmente trabalhadas, assim como a insatisfação da empresa que deixa de investir neste projeto, fazendo com que a permanência de surdos em seus empregos sejam de curtíssimo tempo.

Ao perceber toda essa dificuldade das empresas na comunicação em libras para um atendimento digno à este publico, fez com que o Nurap – Núcleo de Aprendizagem Profissional e Assistência Social desenvolvesse Cursos de Libras adaptados para que os colaboradores sejam capacitados para uma comunicação com pessoas surdas desde sua contratação ate o acompanhamento desses profissionais.

O Nurap já capacitou neste treinamento empresas na área da saúde, indústrias, supermercados, multinacionais, entre outras para mobilização e comprometimento na utilização, disseminação da inclusão através de algo tão básico como a comunicação entre pessoas,  isso através do compartilhamento e capacitação de pessoas para comunicação na Língua Brasileira de Sinais permitindo a comunicação efetiva com os colaboradores com deficiência auditiva.

Essa ação desde sua implantação impulsionou a continuação deste treinamento e estendeu a oportunidade a outros colaboradores também aprenderem a se comunicar em Libras. Os resultados desde então são visíveis com a satisfação dos colaboradores surdos e seus depoimentos relatando o qual benéfico e importante foram essas ações. 

DRI – Departamento de Relacionamento e Inclusão

(11) 2344-2424 Ramal 241 / 208

dri@nurap.org.br

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website