OUTUBRO ROSA

O Nurap buscou conscientizar seus jovens aprendizes , parceiros e colaboradores para multiplicar as informações para seus colegas, amigos e familiares sobre a importância da prevenção do Câncer de Mama.

Se cuidar também é um ato de amor, com você, com sua saúde, com sua vida e com todas as pessoas que valorizam ela.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.

Esse câncer é o mais comum entre as mulheres e tem grande chances de cura se diagnosticado cedo.

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

-Praticar atividade física;
-Alimentar-se de forma saudável;
-Manter o peso corporal adequado;
-Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
-Amamentar
-Evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

Você sabia que Cerca de 80% dos tumores de mama são descobertos pelas próprias mulheres?

O autoexame da mama não é considerado um dos exames preventivos do câncer, mas pode ser feito uma vez por mês, todos os meses, entre o 3º e o 5º dia depois da menstruação, que é quando as mamas estão mais flácidas e indolores, ou em uma data fixa nas mulheres que já não têm menstruação. Embora o exame não permita fazer o diagnóstico do câncer, ajuda a conhecer melhor o corpo, permitindo que se esteja atento a possíveis alterações que possam surgir na mama.

Todas as mulheres após os 20 anos, com caso de câncer na família, ou com mais de 40 anos, sem caso de câncer na família, devem realizar o autoexame da mama para prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama. Este exame também pode ser feito por homens, já que também podem sofrer com este tipo de câncer, apresentando sintomas semelhantes

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website