Nurap - Núcleo de Aprendizagem Profissional e Assistência Social
Há 37 anos transformando vidas por meio de programas de inclusão e aprendizado profissional.
Quem somos
Transformação Social | Diversidade e Inclusão
Soluções para Lei de Cotas | Responsabilidade Social ESG
Somos uma instituição sem fins lucrativos fundada pelo Rotary Club de São Paulo Brooklin Armando Arruda Pereira e Rotary Club de São Paulo Morumbi. Com uma história de compromisso e dedicação, ajudamos empresas a cumprirem a Lei de Cotas e a fortalecerem suas práticas de responsabilidade social e ESG.
Missão
Desenvolver potencialidades de pessoas, visando a promoção socioeconômica e o fortalecimento de vínculos familiares.
Visão
Ser referência de excelência em serviços de promoção humana e inclusão socioeconômica.
Valores
AMOR | CRIATIVIDADE | CONFIANÇA
COMPROMETIMENTO | RESPEITO
Nossa história
Ao longo de nossa trajetória, já transformamos a vida de mais de 10.000 jovens e adolescentes, inserindo-os no mundo do trabalho, além da formação de mais de 50.000 pessoas em cursos voltados para o desenvolvimento profissional. Nossos programas oferecem oportunidade, inclusão e a qualificação necessária para o crescimento pessoal e profissional.
Quando mais da metade da população tinha apenas ensino basico, o nurap nasceu com o propósito de transformar essa realidade, fundado pelos Rotary Clube de São Paulo Brooklin de Armando Arruda Pereira e Morumbi.
Primeira sede, gentilmente cedida por uma escola estadual,
no bairro do Brooklin.
Mesmo antes do surgimento de leis ou regulamentações, o Nurap já recebia cerca de 500 jovens e seus familiares para celebrar suas formaturas.
Primeira sede alugada na Rua Santo Arcádio, Brooklin, que contava com um consultório odontológico para o atendimento dos jovens.
A primeira sede própria foi comprada em 1999, também no bairro do Brooklin. O prédio comportava com tranquilidade todas as atividades pedagógicas e administrativas. Também foi instalado ali o consultório odontológico com atendimento amplo aos jovens.
Nos anos 2000, o CAMP BM passou a se chamar NURAP – Núcleo Rotary de Aprendizagem Profissional. Atualmente, a instituição é conhecida como Núcleo de Aprendizagem Profissional e Assistência Social, mantendo sua sigla e sua essência ao longo do tempo.
Ao lado do imóvel onde a sede estava, existia um prédio muito maior, melhor distribuído e mais adequado às necessidades do Nurap. Em 2000, o imóvel foi colocado à venda e, após negociações, em janeiro de 2001, o NURAP passou a ocupar o novo prédio, que contava com aproximadamente 600 m²
Em dezembro de 2000 por iniciativa do NURAP, sem nenhum convênio com órgãos públicos, nasce a Casa Abrigo Paul Harris (CAPH), com o objetivo abrigar crianças com idades de zero a 14 anos que fossem encaminhadas com ordem de abrigamento pela vara da infância e adolescência ou conselho tutelar, em razão de violência doméstica, abandono ou negligencia familiar. Inicialmente a casa foi instalada e permaneceu no Campo Belo por 3 anos, depois foi transferida para o município de Embu Guaçu.
Abrigo para crianças e adolescentes com deficiência intelectual
Em 2002, o Nurap foi procurado pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, que nos apresentou a triste realidade de crianças e adolescentes com deficiência intelectual, entre outras, abandonadas por suas famílias, que viviam em condições indignas, abrigadas em unidades da Fundação Casa, antiga Febem, sem atendimento adequado e submetidas diariamente a todo tipo de sevícias, inclusive sexuais, por parte dos demais abrigados. Diante dessa realidade, em tempo recorde foi instalada a CALMI – Casa Abrigo Leônidas Milioni, voltada para o acolhimento de crianças e adolescentes com deficiência.
pessoas com deficiência
Em 2009, o NURAP firmou uma parceria com a Associação para a Valorização da Pessoa com Deficiência e foi a única organização a atender aos critérios rigorosos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (que financiava iniciativas sociais) como a certificação ISO 9001. Como resultado, o NURAP recebeu 17 programas de cursos e um software para gestão de dados, além de capacitação de especialistas. Isso permitiu ao NURAP aprimorar seu trabalho, capacitando pessoas com limitações físicas para reintegração ao mercado de trabalho e conquista da independência.
Edifício da sede antes e depois de reforma. O prédio original, na foto acima, é o edifício envidraçado (cinzento) na foto da direita.
Em 2010, o prédio do bairro do Brooklin que um dia abrigara as atividades do NURAP com folga já se tornava pequeno, principalmente com a chegada das pessoas com deficiência. Então, o NURAP adquire uma sede com o dobro da capacidade, desta vez no bairro de Santo Amaro.
Com a nova sede pronta, o Nurap expandiu seus esforços em projetos de diversidade e inclusão, ampliando o alcance de seus serviços sociais. Nesse período, passou a atender também comunidades LGBTQIA+, imigrantes e refugiados, pessoas negras, reafirmando seu compromisso com a equidade e o acolhimento.
Nurap Espaço Gastronômico
Em 2011, o NURAP adquiriu o imóvel ao lado do prédio da sede em Santo Amaro, visando a uma futura ampliação. Era uma casa antiga, que após uma grande reforma se tornou o Nurap Espaço Gastronômico. Todas as atividades desenvolvidas no local são em prol do Núcleo de Capacitação Gastronômica, que capacita pessoas em vulnerabilidade social.
Nurap Residence Service
O restaurante-escola provou que diversificar a capacitação e trazer rentabilidade para o sustento do projeto não é impossível. Com base nessa premissa, adquiriu-se um prédio próximo à sede na região de Santo Amaro, que em 2024 se tornou o Nurap Residence Service, onde inicialmente atua como um residencial para pessoas idosas, em prol da capacitação de pessoas através do Núcleo de Capacitação em Acolhimento e Hospitalidade.
Nurap Sobre Rodas
O "Nurap sobre Rodas" foi lançado em 2023 como um projeto inovador com o objetivo de ampliar o alcance dos serviços oferecidos pela Nurap, levando projetos sociais para regiões onde as oportunidades não chegam como deveriam. Utilizando uma ônibus totalmente adaptável, equipado com tecnologia e materiais necessários, a iniciativa leva capacitação, orientação e apoio social diretamente às comunidades mais distantes e em situação de vulnerabilidade. Dessa forma o Nurap se aproximou das pessoas que têm dificuldade de acesso aos serviços convencionais, promovendo inclusão, empregabilidade e cidadania de forma prática e acessível.