SISAN SP 2019

Para a realização do 2o SISANSP (Seminário Internacional de Segurança Alimentar de São Paulo) contamos com a colaboração dos Parceiros do Bem que representam grupos de organizações socioambientais, empresas congenereis e indivíduos sociais e ambientas, na defesa da segurança alimentar e nutricional com garantia de abastecimento local. O objetivo do Seminário foi elaborar um documento orientador pela responsabilidade nacional e internacional na garantia da produtividade alimentícia com segurança nutricional, com intuito de plantar os produtos inerentes a uma alimentação de qualidade, através da análise do Solo (Terra), Água e Ar, bem como as sementes e matrizes de fecundações animais e principalmente acompanhar as mudanças climáticas.

Neste contexto além das exposições dos nossos seminaristas, o NURAP apresentou em todos os dias do evento, painéis de trabalhos e ações sobre segurança alimentar e nutricional, realizados por alunos e seus profissionais envolvidos. Dia 21.10, contamos com a abertura do seminarista, Mestre Jônatas Januário da Silva, com o tema: “Terra e seus impactos na Segurança Alimentar”. No dia 22.10, tivemos um painel com os palestrantes Meire Mattos Garcia ambientalista, José Oliveira Ribas representando a cadeia produtiva, Professor Doutor Moacir Bueno Arruda Biólogo e Mohamed Elkhatib Digníssimo Cônsul Geral do Egito, com os temas: “Agrotóxicos e seus Impactos Ambientais, Egito suas cadeias produtivas alimenta- res e as perspectivas comerciais com o Brasil”. No dia 23.10, fomos agraciados com a palestra do Professor Luiz C. Bosio, com o Tema: “Poluição da água: tipos, causas e consequências”. Em nosso ultimo dia de evento em 24.10, contamos com a apresentação em vídeo do Doutor Paulo Saldiva, com o tema: “Ar e seus impactos na segurança alimentar”, no segundo momento, contamos com a palestra internacional com a Doutora Barbara Janet Teruel Mederos, com os Temas: Terra, Água, Ar e seus impactos na segurança Alimentar.

Núcleo de Capacitação Gastronômica e Hoteleira

Esse seminário buscou promover a segurança alimentar, sustentabilidade e Responsabilidade Social para práticas voltadas á alimentação nutricional e o Nurap desenvolve através do Espaço Gastronômico uma representatividade como instituição ativa e participativa nestes quesitos, além de promover pessoas através do Núcleo de Capacitação Gastronômica e Hoteleira. Juliana Betti, monitora pedagógica do Núcleo de Capacitação, parabenizou os jovens que produziram os painéis sobre segurança alimentar, expostos durante o evento SISANSP em nosso espaço gastronômico, com base de estudo científico, agregando embasamento técnico ao Curso de Capacitação.

“Desde o início do projeto do primeiro SISANSP, pensamos em uma forma de manter os aprendizes contratados nos arcos ocupacionais de alimentação e hotelaria, produtores de conteúdo com a apresentação de painéis científicos durante todos os dias do Seminário Internacional. Os aprendizes, durante 1 mês e meio de preparo para este momento, concretizaram suas pesquisas de forma autônoma em busca de seus próprios conhecimentos sobre o tema central de nosso seminário; apresentaram propostas de atividades práticas que para minha surpresa TODOS desejaram trabalhar a conscientização da população sobre a urgência em se pensar o que estamos fazendo com a vida de nosso planeta interligandoDrà. Mteamrcáotica da segurança alimentar, com apresentação de semináriobieopEalrttzilha com colegas e amigos de fora do Nurap. Pois é… jovens conscientes formando uma sociedade consciente! A turma do curso de integração social, parceria do Núcleo de Capacitação Gastronômica e Hoteleira com o Departamento de Relacionamento e Inclusão, também contribuiu para o II SISANSP”.

Juliana Betti, Monitora Pedagógica do Núcleo de Capacitação Gastronômica e Hoteleira

SEGURANÇA ALIMENTAR

Você sabe o que é Segurança Alimentar?

Consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam social, econômica e ambientalmente sustentáveis. Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional, (Art. 3o, 2006).

O Nurap é uma instituição atuante com responsabilidade social em todos os seus processos, atividades e projetos, tornando-se assim, referência em capacitação profissional. O SISANSP é um evento que busca promover práticas e conhecimen- tos sobre segurança alimentar e nutricional para nossa instituição, nossos jovens aprendizes, nossos parceiros da inclusão e nossa comunidade. Através do Nurap | Espaço Gastronômico, novas frentes de atuação estão se desenvolvendo de forma profissional e relevante, como a Capacitação Gastronômica e Hoteleira, Espaço de Eventos Sociais e Corporativos, Restaurante e Bu et, Oficinas de Geração de Renda, Cursos Livres de Capacitação e Palestras com profissionais de diversos segmentos.

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website