Em 22 de Janeiro de 1987, nasce o NURAP (Núcleo de Aprendizagem Profissional e Assistência Social), fundado pelo Rotary Club de São Paulo Brooklin e Rotary Club de São Paulo Morumbi, com a missão de acolher e desenvolver pessoas pertencentes às classes minorizadas,  através da capacitação e inclusão no mercado de trabalho.

Ao passar dos anos os nossos pensamentos e nossas atitudes foram mudando de acordo com a necessidade da população, a ampliação dos direitos da sociedade e principalmente da querência em atender a uma demanda reprimida. Nosso trabalho continua voltado para o Ensino Profissionalizante, Geração de Renda, Atendimento às famílias, ao diagnóstico territorial das necessidades da população e também para a Assistência Social, agora de uma forma mais ampla e responsável.
Nestes últimos anos o NURAP capacitou para o mercado de trabalho milhares de adolescentes e jovens, dando-lhes a oportunidade de ser um cidadão de direito, consciente dos seus deveres e obrigações. Por conseguinte, o NURAP realizou atendimentos e escuta as famílias de seus usuários com projetos pautados no fortalecimento de vínculos, geração de renda e emprego, habilitação e reabilitação de pessoas com deficiências e ampliou seu território atendendo em todas as regiões de São Paulo e também em outros Estados.
Toda a Diretoria executiva, conselho fiscal e Deliberativo tem em sua composição rotarianos dos Rotary’s Clube São Paulo Brooklin e Morumbi. São esses voluntários que somados aos dirigentes e funcionários que fazem do NURAP esta imensa organização, servindo de paradigma para outras organizações. Há alguns anos adquirimos nossa sede própria onde funciona toda nossa administração, assim como temos a imensa satisfação de poder treinar, capacitar e colocar no mercado de trabalho deficientes que estavam aguardando ansiosamente as suas oportunidades. Desta forma, com este trabalho, dedicado aos jovens e aos deficientes poderemos num futuro muito próximo, realizar os nossos sonhos. O NURAP é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e sempre manteve a sua qualidade atuando com seus mais de 300 parceiros e as suas eficientes administrações.
NURAP, responsabilidade ao alcance de todos.
 

Principais Atividades Desenvolvidas

  • Curso de Iniciação Profissional para adolescentes e jovens.
  • Inclusão dos adolescentes e jovens aprendizes ao mercado de trabalho através da lei 10.097/2000.
  • Cursos de capacitação para pessoas com deficiência.
  • Inclusão de Pessoas Com Deficiência através da Lei 8.213/1991.
  • Inclusão das pessoas imigrantes e/ou em situação de refugio no mercado de trabalho e acompanhamento do seu desenvolvimento profissional e social.
  • Inclusão da pessoa LGBT no mercado de trabalho e o seu apoderamento social e profissional.
  • Conscientização das famílias e fortalecimento de vínculos.
  • Recrutamento e Seleção.
  • Elaboração de Projetos de Responsabilidade Social
  • Articulação de parcerias com empresas privadas de São Paulo e Grande São Paulo para a oferta de aprendizagem para os jovens egressos de cursos de capacitação.
  • Articulação de parcerias com entidades sociais com foco em educação de jovens, para seu fortalecimento de vínculos familiares e sociais baseado em seu desenvolvimento educacional e profissional.
  • Cursos Profissionalizantes.
  • Cursos de Geração de Renda.

 DIRETORIA

 
 Norberto Ferrreira de SouzaPresidente
 Antonio Marcio Barros SilvaVice-Presidente
 Priscilla JeszenskyPrimeiro Secretário
 Agnes Helena Levart de OliveiraSegundo Secretário
 Edson Cunha BorcatoPrimeiro Tesoureiro
 Yumiko MatsumotoSegundo Tesoureiro
 Francisco Antonio de Freitas FonteneleConselheiro Fiscal

 

 

 

 Diferencial da Instituição

Muitas empresas investem recursos em marketing social para melhorar sua imagem diante de seu público, pouca gente sabe que uma empresa para ser socialmente responsável ela deve cumprir duas leis, a Lei do Aprendiz determina que as empresas tenham entre seus funcionários de 5 a 15 % de adolescentes estudantes, e a Lei de Cotas a qual exige que uma empresa com 100 funcionários ou mais tenha entre 2 a 5 de seus cargos preenchidos por pessoas reabilitadas ou portadoras de deficiência.

Missão, visão e Valores

  • Missão

Desenvolver potencialidades de pessoas, visando a promoção socioeconômica e o fortalecimento de vínculos familiares.

  • Visão

Ser referência de excelência em serviços de promoção humana e inclusão socioeconômica.

  • Valores

AMOR-CRIATIVIDADE-CONFIANÇA-COMPROMETIMENTO-RESPEITO

  • AMOR:

Ser verdadeiro, trabalhando meus medos e receios de forma coerente, diante das minhas atitudes, pensamentos e sentimentos. Admitir meus erros e limitações e ter ações pedindo e oferecendo ajuda; Todos pelo mesmo propósito, respeitando a individualidade das pessoas; ajudar os colegas independente do departamento; dar retorno e falar somente quando a pessoa estiver presente;

 
  • CRIATIVIDADE:

Abrir a mente para colher e propor novas idéias trabalhando-as com o devido cuidado, quebrando preconceitos e paradigmas;

 
  • CONFIANÇA:

Agir da mesma forma que eu gostaria que agissem comigo, praticando e vivenciando a conversa de valor, nutrindo um relacionamento de confiança;

 
  • COMPROMETIMENTO:

Equipe NURAP trabalhando unida com a entrega responsabilidade e disciplina na busca por soluções, demonstrar através das minhas ações, com entusiasmo, coragem e confiança, minha crença no negócio NURAP;

 
  • RESPEITO:

Ser colocar no lugar do outro, sabendo falar, ouvir, conhecer e agradecer, buscando soluções e não culpados, saber falar e ouvir com paciência, manifestando as minhas satisfações e insatisfações;